Categoria

TRABALHO IGUAL SALÁRIO IGUAL - BPW defende equidade salarial em campanha mundial

ADMINISTRAÇÃO

18/05/2018

A campanha Trabalho Igual Salário Igual é coordenada pela Federação Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais - BPW Brasil com o objetivo de garantir a equidade salarial para homens e mulheres que tenham a mesma qualificação profissional e ocupam a mesma função. As ações da campanha se desenvolvem a partir do dia 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalho, e duram o mês todo. Idealizada pela Federação BPW da Alemanha em 2008, hoje a campanha está presente em vários países.

A BPW Londrina conta com a parceria da Comissão da Mulher Advogada da OAB local na realização das ações da campanha que este ano teve uma noite de palestras. A presidente da BPW Londrina, Silvia Imaculada de Lima e a advogada Vania Queiroz, diretora da BPW, integrante da Comissão da Mulher Advogada – OAB Londrina e conselheira estadual da OAB abriram o evento destacando a importância de debater o tema da equidade salarial entre homens e mulheres.

Este tema está ligado à propria história da BPW, que é uma ONG - Organização Não Governamental mundial com a missa?o de fomentar, coordenar e orientar dinamicamente o processo de crescimento das mulheres, estimulando sua inserc?a?o no cena?rio econo?mico, poli?tico e social. Fundada na Suíça, em 1930, hoje está presente em cerca de 100 países comandando projetos que fomentam o empreendedorismo e capacitacão de lideranças para melhorar a qualidade de vida de mulheres de todas as idades em todo o mundo. A BPW também integra agências internacionais como a ONU, OEA e OIT.

 

Segundo o IBGE, as mulheres recebem em média 73,8% do rendimento dos homens. Ou seja, mesmo tendo a mesma qualificação profissional e exercendo a mesma função que um homem, o salário da mulher é quase 30% menor. Este é apenas um dos dados que reforçam a campanha Trabalho Igual Salário Igual.

O evento deste ano foi realizado no Auditório da OAB, reunindo associadas, convidadas e advogadas. A associada e coach Cris Consalter proferiu palestra sobre o tema “A energia que nos move”, abordando os diferentes papeis femininos, os dilemas entre a carreira e a maternidade, a força do propósito e o autocuidado. As advogadas Jaqueline Amendola Heinzl e Mônica Aquino trouxeram os aspectos atuais sobre “Assédio Moral no Trabalho”, orientando sobre como identificar esta situação e denunciá-la.