Categoria

TRABALHO IGUAL. SALÁRIO IGUAL. Campanha mundial da BPW defende a equidade salarial

ADMINISTRAÇÃO

20/08/2017

A campanha Trabalho Igual / Salário Igual é coordenada pela Federação Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais - BPW Brasil com o objetivo de garantir a equidade salarial para homens e mulheres que tenham a mesma qualificação profissional e ocupam a mesma função. Essa campanha foi idealizada pela Federação BPW da Alemanha em 2008 e está presente em 10 países. No Brasil, este foi o terceiro ano da campanha envolvendo as BPW de todas as regiões. Em Londrina, as ações em prol da campanha contaram com a parceria da Comissão da Mulher Advogada da OAB local, na realização do evento “Trabalho Igual / Salário Igual - Empoderamento econômico da Mulher e os novos desafios”. O evento lotou o auditório da OAB Londrina com palestras e talk show sobre temas relativos à campanha. 

A advogada Vania Queiroz, diretora da BPW, integrante da Comissão da Mulher Advogada – OAB Londrina e conselheira estadual da OAB, e a consultora de marketing Natasha Bacchi, presidente da BPW Londrina, destacaram a importância de debater o tema da equidade salarial entre homens e mulheres. O empoderamento econômico da mulher e os novos desafios foram destacados pela palestrante Silvia Oliveira, jornalista e empreendedora do blog Matraqueando, um dos 10 mais acessados blogs de turismo do Brasil, e pela professora Raquel Neves, advogada e professora de Direito do Trabalho. O talk show da noite teve a participação da presidente da BPW Brasil Eunice Cruz, da gestora de empreendedorismo do Sebrae Liciana Pedroso, da coordenadora da Comissão da Mulher Advogada - OAB Londrina Jaqueline Alves Amendola Heinzl e Natasha Bacchi como mediadora. As atividades do evento foram encerradas com uma ação especial sob o comando da coach, instrutora, consultora e psicóloga Fumika Watanabe Ribeiro.

Para situar a importância da campanha Trabalho Igual / Salário Igual é bom relembrar um pouco da história. A BPW é uma ONG - Organização Não Governamental que tem a missa?o de fomentar, coordenar e orientar dinamicamente o processo de crescimento das mulheres, estimulando sua inserç?a?o no cena?rio econo?mico, poli?tico e social. A BPW foi fundada na Suíça, em 1930, e hoje, está presente em cerca de 100 países comandando projetos que fomentam o empreendedorismo e a capacitac?a?o de lideranc?as para melhorar a qualidade de vida de mulheres de todas as idades em todo o mundo. A BPW também integra age?ncias internacionais como a ONU, OEA e OIT.